quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pesquisa de Mercado: Grau de Satisfação

Objetivo e Justificativa
  Nossa pesquisa tem como objetivo coletar, comparar e transmitir informações aos consumidores referente ao nível geral de satisfação no ambiente de trabalho dos supermercados, com a justificativa de ter uma visão verídica de mercado sobre a qualidade do serviço oferecido.

Metodologia
  A pesquisa foi feita em três supermercados, da seguinte forma:

Empresa A: (50 pessoas entrevistadas)
Empresa B: (50 pessoas entrevistadas)
Empresa C: (50 pessoas entrevistadas)

  Somando ao todo cento e cinquenta (150) pessoas questionadas, entre elas funcionários (da rotisseria, padaria, açougue e operadores de caixa), clientes (em geral) e a parte administrativa do supermercado (gerente, coordenador/supervisor).
  Com as seguintes perguntas:

1)Qual seu nível geral de satisfação com a empresa? (funcionário)
(  )Muito satisfeito  (  )Satisfeito  (  )Indiferente  (  )Insatisfeito
2) Confiabilidade (Quando há algum problema com a empresa, ela é solidária e acolhe seus funcionários?) (funcionário)
(  )Muito satisfeito  (  )Satisfeito  (  )Indiferente  (  )Insatisfeito
3)Qual a chance de você continuar comprando nesse supermercado? (cliente)
(  )Alta     (  )Média   (  )Baixa
4) Qual a chance de indicá-lo a um amigo? (cliente)
(   )Alta   (  )Média   (  )Baixa
5)Empatia (os empregados dão a você atenção especial?) (cliente)
(  )Muito satisfeito  (  )Satisfeito  (  )Indiferente  (  )Insatisfeito
6)Segurança (os funcionários são confiáveis?) (parte administrativa)
(  )Muito satisfeito  (  )Satisfeito  (  )Indiferente  (  )Insatisfeito
7) Aspectos Tangíveis (equipamentos modernos) (parte administrativa)
(  )Muito satisfeito  (  )Satisfeito  (  )Indiferente  (  )Insatisfeito
8)Confiabilidade (Há confiabilidade dentro da empresa?) (parte administrativa)
(  )Muito satisfeito  (  )Satisfeito  (  )Indiferente  (  )Insatisfeito
9)Empatia (Todos os empregados estão dispostos a ajudar independente de sua função?) (parte administrativa)
(  )Muito satisfeito  (  )Satisfeito  (  )Indiferente  (  )Insatisfeito

  Como observado, as perguntas foram direcionadas: duas perguntas aos funcionários, três aos clientes e quatro à parte administrativa.

O Gráfico 1 mostra o nível geral de satisfação dos empregados (funcionários e parte administrativa):


EMPRESA A
Muito Satisfeito 32%                
Satisfeito 46%
Indiferente 14%
Insatisfeito 8%

EMPRESA B
Muito satisfeito 8%
Satisfeito 50%
Indiferente24%
Insatisfeito 18%

EMPRESA C
Muito satisfeito 2%
Satisfeito 32%
Indiferente 34%
Insatisfeito 31%

O Gráfico 2 é referente as respostas dos cliente, a soma da pergunta 3 e 4, ou seja, é o índice de compra + indicação.

EMPRESA A
Alta 65%
Média 30%
Baixa 5%

EMPRESA B
Alta 40%
Média 45%
Baixa 15%

EMPRESA C
Alta 45%
Média 30%
Baixa 25%

O Gráfico 3 e o Gráfico 4, mostram os mesmos resultados de forma diferente, para facilitar a comparação e ter uma melhor visualização dos dados.

Considerações Finais
Com os resultados anteriormente analisados, entende-se que a visão  de satisfação no ambiente dos supermercados, no geral, é satisfeito. A Empresa C apresentou baixos resultados, se comparados com a Empresa A e B, isso porque suas respostas foram mais espelhadas em seus serviços prestados  e o comportamento de seus funcionários; o supermercado, por mais que com baixos resultados, é procurado pelo seu 'bom preço'. 

Referências Bibliográficas

Nota de aula Profº Levi Miranda – Métodos e Técnicas de Pesquisa
Pesquisa Qualitativa Segundo Kotler.

                                                                                                               Rafaela C. Matos dos Santos, 33
                                                                                                                Janaína Gonçalves Ribeiro, 42
                                                                                                              Caio Emílio Alves da Silva nº 08
Mikhael Caetano Masson nº 31
Etec Cônego José Bento, 1º Logística

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